preloader
Subir
Compartilhar

Arquitetos brasileiros mais influentes e como se inspirar

Full House Decoração 10 de dezembro de 2019 0 comments

Quando escolhemos o curso que faremos na faculdade, é quase que automático buscarmos quem foram e quem são os principais profissionais que são tidos como referencial na profissão que escolhemos para nossas vidas.

 

Com os profissionais da Arquitetura certamente este instinto e sede por conhecimento é fomentada de maneira prática, pois ao ver cada obra arquitetônica, podemos sentir toda a essência e talento deste personagem indispensável para o bom desempenho de qualquer projeto.

 

Ser um arquiteto é uma missão desafiadora, que requer muito estudo e talento, mas se inspirar em outros profissionais memoráveis certamente é uma excelente maneira de começar com o pé direito duro ao sucesso.

 

O Brasil, por sua vez tem pessoas incríveis realizando diversas atividades, nos mais diferentes setores da sociedade, e no campo da Arquitetura, podemos contar com nomes de tirar o chapéu no momento em que pensamos naquilo que nosso país já realizou em tal segmento.

 

Ganhar fama na Arquitetura é sinônimo de empenho, dedicação e muito, mais muito conhecimento. Nossos principais arquitetos famosos são aqueles que ficaram conhecidos pelo conjunto de suas obras, bem como pelo legado que foi deixado para as futuras gerações. Concomitante a isso, os profissionais que estão se destacando no mercado com ideias inovadores e responsáveis por lançar novas tendências que fazem a cabeça das pessoas.

 

Entre os principais nomes de arquitetos em nosso país, conhecidos pelas suas grandes obras e por possuírem personalidades dignas de respeito, podemos citar:

 

  • Paulo Mendes Rocha
  • Lina Bo Bardi
  • Oscar Niemeyer
  • Lucio Costa
  • Isay Weinfeld
  • Márcio Kogan
  • Rosa Kliass

 

A seguir, você conferirá um pouco da tragetória de cada um destes profissionais e poderá se inspirar no estilo, competência e determinação de cada um deles;

 

1 – Paulo Mendes Rocha:

 

Acreditando que a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas, esse arquiteto é um dos mais famosos em nosso país e que ainda está vivo. Conhecido por seu conjunto de obras caracterizadas por certa rigidez, a busca pela incorporação das áreas sociais e ambientais, a chamada arquitetura sintética, Mendes Rocha tem inspirado muitos outros profissionais da área.

 

Como trabalhos principais, podemos citar:

 

  • Praça do Patriarca: fazendo parte do Centro Histórico da cidade de São Paulo, o local já foi palco de muitos artistas e festas de rua, sendo visto por todos como marco da capital.

 

  • Museu da Língua Portuguesa: Local predileto para visitação de muitos jovens que amam a comunicação, o projeto foi desenvolvido por Paulo Mendes Rocha, e é uma obra para inspirar profissionais sobre o equilíbrio do novo com o tradicional, sendo possível encontrar o requinte e a beleza de eras diversas.

2 – Lina Bo Bardi

 

Revolucionando a Arquitetura e mostrando o poder feminino em uma era bastante machista, Lina desenvolveu projetos brilhantes que são conhecidos e admirados por muitas pessoas.

 

Entre os principais trabalhos da artista, podemos mencionar:

 

  • MASP: Ponto de encontro de muitas pessoas, o MASP é um verdadeiro referencial da capital paulista, sendo um terreno situado no centro da Avenida Paulista, o ambiente foi amor à primeira vista para Lina, tendo ela ali criado o museu das quatro grandes colunas vermelhas e um vão onde constantemente as pessoas se reúnem para se divertir.

 

  • SESC Pompeia: Outro ponto de encontro entre muitas pessoas que vivem na capital paulista, é considerado como mais uma obra que demonstra a importância que era promover o convívio entre pessoas para a Lina, que com seu talento acabou marcando época.

3 – Oscar Niemeyer

 

Apaixonado pela vida e uma pessoa de personalidade excêntrica, certamente Oscar é um dos nomes mais lembrados quando pensamos nos arquitetos brasileiros mais influentes.

 

Durante sua vida, ele assinou diversas construções emblemáticas entre os anos de 1940 e 1950. Com sua marca voltada para as curvas sensuais de seus projetos, elas tomaram o mundo, e hoje em dia Oscar é estudado como o grande pioneiro da arquitetura modernista.

 

Principais projetos de Niemeyer:

 

  • Copan: Com seu formato de onda gigante, o Edifício Copan está situado no centro antigo da cidade de São Paulo. O monumento divide opiniões e para alguns é amado e por outros odiado, mas apesar de tais impasses, é simplesmente inegavelmente que é um ícone da cidade.

 

  • Parque do Ibirapuera: Amado por boa parte dos paulistanos, o Parque do Ibirapuera de fato é esplêndido. Tendo sido inaugurado em meados do ano de 1954, atualmente é um refúgio dos moradores da cidade que buscam por natureza e descanso.

4 – Lucio Costa

 

Este francês com pais brasileiros marcou a Arquitetura nacional de maneira positiva, tendo sido responsável pelo projeto da capital do país, Brasília.

 

O Palácio Gustavo Capanema ou simplesmente Ministério da Educação do Rio de Janeiro, recebeu a assinatura do admirado arquiteto, em que junto das formas modernas estão os azulejos da herança da arquitetura colonial lusitana, que é um referencial belíssimo do clássico.

 

 

5 – Isay Weinfeld

 

Amado pelos mais jovens e amantes de projetos modernos e ousados, Weinfeld tem sido um grande percursor da inovação da Arquitetura Brasileira. Adepto do modernismo, este arquiteto tem ficado conhecido mundialmente pelas suas características que estão sempre presentes: boas proporções, linhas retas e detalhamento.

 

Principais projetos de Isay:

 

  • Edifício 360º: Estando popularizado e cultuado entre os arquitetos mais jovens, o edifício localizado no Alto da Lapa é formado em cubos assimétricos que se encaixam, dando um ar ousado e desafiador para as construções.

 

  • Fasano Las Piedras Hotel: Bela construção, este edifício está situado em Punta del Este, no Uruguai. O projeto se trata de um espaço que foi revitalizado, mas mantendo o ar rústico proporcionado pela natureza.

 

 

6 – Márcio Kogan

 

 

Este profissional virou referência por seus inúmeros projetos com inspiração modernista, entre eles, é possível citar:

 

  • Studio MK27: Tal monumento preza pela liberdade criativa, pelo trabalho colaborativo e o parceria das obras pelos arquitetos que passaram a assinar os trabalhos junto com Márcio.

 

 

7 – Rosa Kliass

 

Responsável pela reestruturação do Vale do Anhangabaú e pela transformação da área do antigo Presídio do Carandiru no Parque da Juventude, em São Paulo, esta arquiteta também teve seu destaque sendo líder de sua classe, tendo fundado, em 1975, a Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas – ABAP.

 

Rosa Kliass também teve um papel de grande importância para a mulheres, incentivando-as a buscarem por seus sonhos, trabalhando e estudando.

 

 

Como pudemos acompanhar neste artigo alguns nomes de grande referência no universo da Arquitetura em nosso país. Você arquiteto, inspire, crie, inove e usufrua desta profissão tão bela e importante para nossa sociedade.

 

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat