preloader
Subir
Compartilhar

Quais São os Tipos de Madeiras mais Utilizados em Móveis e como Escolher?

Full House Decoração 20 de fevereiro de 2020 0 comments

Na maioria das vezes, todo mundo opta por comprar material de madeira. Isso porque ela é eleita a matéria-prima de qualidade na construção de qualquer móvel.

Mas a madeira faz parte de uma grande família. É possível encontrar diferentes tipos, cada um com características diferentes, sendo indicadas para ambientes diversos.

Dependendo do tipo que é selecionado, ela se difere no aspecto material. Digamos que cada madeira possuí sua própria personalidade. Esse trajeto irá depender do seu gosto visual, da durabilidade que o tipo de madeira exerce, e até mesmo o quanto pode custar essa sua nova mobília.

 

* Confira as principais características das madeiras mais usadas em móveis:

 

– Madeira Cedro:

A madeira de cedro é uma madeira que é considerada leve e macia e um tanto “mole”. O lado bom dela, é que através do seu odor aromático, sua característica única é eficaz no afastamento de insetos.

Ela é conhecida por ter uma tonalidade contrastante. Sua cor é conhecida pelo vermelho ocidental, seu acabamento possuí tom avermelhado. Ela é bastante utilizada em construções ao ar livre, por ser resistente à humidade, ou seja, ela não vai apodrecer.

 

– Madeira Pinho:

Já o material da madeira pinho, é famoso pelo seu valor mais em conta e por sua qualidade. Por ser barato, é usado em quase todo o tipo móvel, sendo resistente, durável e de uma boa qualidade.

 

– Madeira Pinus:

São essas as características dos aspectos da madeira pinus, sendo ela uma das matérias-primas muito utilizadas pela indústria de projetos do lar e de decoração para a fabricação de inúmeros móveis, produtos e artigos.
Sua tonalidade se denominada entre a variação do creme ao amelo-marrom, com anéis de crescimento muito marcados. Ela é fácil de trabalhar, e é suave ao toque. Sabia que sua madeira é de eleição para esculturas?

 

– Madeira Cerejeira:

Enquanto a madeira cerejeira sua condição é de trazer algo mais clássico e elegância. A sua tonalidade pode variar entre o castanho claro e o castanho-avermelhado. Dona de um charme, é difícil imaginar o quanto dá trabalho para produzir, é completamente complicado o que está por trás. Por isso faz parte de um dos tipos mais caros.

 

 

– Madeira Carvalho:

Já a madeira de carvalho, faz parte de um dos tipos de madeira mais utilizadas para a confecção de móveis. Há 2 tipos de tonalidades, suas variedades estão entre o vermelho e a cor branca.

Essa madeira é resistente e fácil de usar. De fato, é mais conhecida a cor branca, sua aparência é mais desejável. Ela também possuiu resistência à humidade, e pode ser utilizada em mobiliário exterior, e consequentemente mais cara que a vermelha.

– Madeira Nogueira:

Ao falar da madeira Nogueira, ela é conhecida pela sua forte resistência. Muitas pessoas a consideram umas das mais importantes dentre de todos os tipos de madeira. Dentro da família da madeira, a Nogueira é um diferencial.

Ela é bastante utilizada nos móveis de jardim. Sua tonalidade faz parte de madeira avermelhada, e os anéis da madeira são de crescimento visíveis. Um fator correspondente, é que por se tratar de ser muito dura, ela é mais difícil de trabalhar. E um tanto mais “careira”.

 

– Madeira Bétula:

Falando sobre a madeira de Bétula ou “vidoeiro”, o seu tipo é maravilhosamente consistente, possuí força e é manuseável. É conhecida pela tonalidade amarela e branca.

Mas atenção:

Se desejar utilizar como móvel, é preciso pintar. Isso porque, infelizmente, esse tipo de madeira ganha manchas com o tempo.

 

– Madeira Mogno:

 

Bom, se você ainda não sabe, ela está entre as melhores também. Ela é um dos tipos de madeira para móveis que está entre os melhores tipos de madeira no mundo.

Além de ser durável, sua tonalidade é estonteante, sendo sua cor avermelhada, do tom mais claro até ao mais escuro. O problema é que o seu único inconveniente é o preço, infelizmente, não são todos que conseguem comprar. O preço é de arrasar com os amantes de móveis de madeira.

– Madeira Abeto:

O tipo de madeira Abeto, faz parte de uma tonalidade da cor branca, amarelo-claro, castanho-amarelada, vermelho ou até mesmo rosa.

Isso porque sua tonalidade muda conforme sua espécie, porém, todas elas fazem parte de madeiras macias. O lado ruim é não são tão resistentes. É possível que elas apodreçam porque elas não resistem ao ataque de insetos. E não é possível tratar. É muito trabalhoso tratar com conservantes químicos, e então, devido ao tempo, elas vão se deteriorando. O lado positivo, é que são baratas.

 

-Madeira Bordo:

O tipo de madeira Bordo, possuí um aspecto atrativo visualmente. Além de ser forte, a madeira de Bordo faz parte de duas vertentes de variações, podendo fazer parte da macia ou da dura.

O problema é que a dura é muito mais difícil de trabalhar. Então, ela é utilizada para criar móveis de alta qualidade, como, por exemplo, bons armários. A sua tonalidade é castanha clara com tons avermelhados. É na maioria dos casos, uma madeira não muito barata.

– Madeira Álamo:

A madeira Álamo é conhecida popularmente. Sua madeira faz parte de uma das mais econômicas. Sua madeira branca possuí algumas manchas verdes, ou então castanhas.
Por não se tratar das madeiras mais atraentes, ela é dificilmente usada por pessoas que desejam móveis de madeira com um bom visual, Mas se for adquirida são sempre pintadas. Mas estrategicamente, podem ser usadas para fazer as gavetas.

 

 

– Madeira Teca:

Enquanto a madeira Teca, infelizmente, está a cada dia mais difícil de encontrar. É uma madeira elegante e atraente, resistente à chuvas, e consequentemente, é muito utilizada para fazer a mobília de jardins.

Ela pode variar entre o castanho-escuro para o amarelo dourado. Mas nem todos os fornecedores a vendem, isso porque ela é extremamente cara.

 

– Madeira Castanho:

A madeira Castanho, é bem usada na região do Minho, o castanheiro é bem explorado pela alta qualidade da sua madeira, e podendo ser considerado um dos melhores para o mundo mobiliário. Ela tem aspecto duro, possuí leveza e com tem qualidade em sua resistência, os móveis desta madeira duram mais de 100 anos.

 

– Madeira Plátano:

Conhece a madeira Plátano? Faz parte de uma madeira dura, bem resistente e de um tom amarelado. Ela é exemplar para a fabricação de todas possíveis estruturas.

 

– Madeira Choupo:

Já a madeira Choupo, traz o fator ruim que é o lado de pouca durabilidade, porém, apenas se for criada ao ar livre, a característica da madeira é do fator de leveza, macia e branca. Ela é bem usada na confecção de contraplacados.

 

 

– Madeira Azevinho:

A madeira Azevinho, gera uma elevação no fator de qualidade. Isso porque a madeira de azevinho é:

– Dura;

– Homogénea;

– Pesada;

– Branca-acinzentada;

– Constantemente usada por marceneiros;

– Ao ser pintada de preto, ela pode substituir a madeira de ébano (origem africana), muito rara.

⦁ Como fazer a escolha da madeira de seus móveis?

Como você pode verificar, existem vários tipos de madeira, cada uma indicada para uma finalidade diferente e com preços variáveis de acordo com sua qualidade e outros fatores.
Então, na hora de escolher o tipo de madeira que será usada nos móveis de sua casa, você deve considerar o local onde o móvel ficará e seu bolso.
Assim você poderá fazer uma escolha mais assertiva de acordo com suas reais necessidades.

Satisfeito em conhecer os tipos de madeira? Sabendo um pouco mais, já é possível ter em mente em seu tipo de seleção, quais serão suas prioridades dentre elas? Faça uma lista. É hora de começar a projetar!

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat